Páginas

Bem-Vindo!  Benvenuto!!  Welcome!!!

PECADORES CONFESSOS...

domingo, 14 de junho de 2009

Por quê?

Quero explicar como nasceu o título deste espaço. "Mulheres que pecam" é inspirado no título da primeira peça de Nelson Rodrigues, "A mulher sem pecado", que foi objeto de minha dissertação de Mestrado, defendida recentemente pela UERJ. No contexto de minha pesquisa, abordei como as personagens femininas rodrigueanas são rotuladas em determinados comportamentos, em como a misoginia determina estas rotulações não apenas no contexto das mulheres de Rodrigues, mas em torno do feminino, de maneira geral. Me interessou, durante o meu estudo, examinar a força de determinadas personagens, num mundo basicamente avesso ao seu poder de expressão mas que, ironicamente, não se equilibra sem que a voz feminina seja ouvida, ou se rebele. Ao estabelecer um diálogo entre os personagens rodrigueanos e os personagens shakespeareanos, acabei encontrando um padrão similar de rotulação, uma propensa associação do feminino à transgressão, ao pecado, e muitas vezes, ao trágico. Não me propus a discutir a posição de Shakespeare e Rodrigues em relação ao feminino, porque não era central ao meu projeto. Mas a ideia de investigar personagens literários femininos cuja transgressão é central ao romance, ou à tragédia, continuou martelando na minha cabeça. Por isso, resolvi começar construindo um espaço no qual o processo de identificação destes personagens pudesse ser claro, aberto, e sugestivo, principalmente, a um possível leitor. O título deste blog, portanto, remete diretamente ao meu objeto primordial de crítica, que são as mulheres que se rebelam, que transgridem e, por conseguinte, saem de um marasmo muitas vezes misógino para fazer a diferença. Tudo isso, é claro no contexto da literatura.
É claro, que eventualmente, intercalarei tais críticas com outras formas de expressão: poesia, video, imagens. Não me oponho a postar textos de outras pessoas no blog. Em breve, colocarei meu email a disposição de quem quiser se expressar.
Bom, até a próxima.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails